Olá, amigos atletas amadores! Definitivamente surtei!
Sem pressão! Não, eu não sou definitivamente surtada. Só estou inscrita na Maratona de Poa e no Ironman 70.3 do Rio 2024
Sei que vinha reclamando que estava difícil treinar para a Maratona de POA e de repente me inscrevo no Ironman 70.3 Rio 2024.
Não posso esquecer o fato que ele acontecerá uma semana depois da Maratona de POA. Loucura né, mas tenho alguns meses para o treinamento e muita coisa pode acontecer. Uma coisa é certa: Preciso escolher uma das duas para ser minha prova alvo.
Por que me inscrevi na Maratona de Poa e no Ironman 70.3 do Rio 2024?
Na temporada passada ganhei um presente de grego do marido: Maratona do Rio + Ironman 70.3 do Rio. Quase endoidei, porque correr uma Maratona nunca foi algo que gostaria de fazer.
Fui digerindo a ideia e comecei a treinar com afinco até que me lesionei, não por excesso de treinamento, mas torci o tornozelo para evitar um acidente com um motoqueiro que vinha na contramão. E isso me tirou das duas provas que estava inscrita em 2023 por uma lesão no tornozelo e outra no quadril.
Com isso, vendi a inscrição da Maratona e recebi um cupom (crédito) com o valor da inscrição do Ironman. O crédito tinha data limite para ser usado, então ou eu me inscrevia para o 70.3 de 2024 ou perderia os R$ 2.050,00 que paguei na inscrição de 2023
Minha prova alvo em 2024: Maratona de Poa ou Ironman 70.3 do Rio?
A princípio meu objetivo principal será a Maratona de Poa e quero um treinamento que me leve a conquista do índice para Boston. Eu sei que sou capaz de conquistar, sei também que meu marido deseja muito correr Boston, só que para homens o índice é muito mais baixo e difícil, mas sei que ele é capaz também.
Então quero me dedicar, junto com ele, a essa conquista. Faremos o possível e o impossível juntos. Buscaremos o nosso 1% melhor todos os dias para o nosso alvo de 2024: Maratona de POA.
Se tudo der certo, uma semana depois vamos fazer o 70.3 do Rio para relaxar…
Meu objetivo na 11ª Semana de treinamento para Maratona:
Na semana passada dei aquela paradinha para analisar o momento que estou. Ato muito importante para sentir e confirmar que estou evoluindo nos treinos. Momento de fortalecer a mente e mostrar para nós mesmo que o trabalho, nunca é em vão. Essa evolução gradativa, pode não fazer diferença hoje, mas com alguns meses de persistência os resultados virão.
Sei que melhorar um pouquinho todos os dias não é um feito notável. Às vezes nem é perceptível para nós mesmos. Mas é o melhor caminho para conquistar meus objetivos de médio e longo prazo
Veja como foi a semana passada do meu ciclo de treinamentos em: Aquele 1% melhor todo dia – 10ª Semana de treino para Maratona de POA
Encaixando o treino de Pedal com a Rotina de Corrida
Minha experiência com o pedal é muito positiva. O pedal me ajuda muito a correr melhor, quando estive no auge do treinamento para o Ironman 70.3 de Florianópolis em 2022, estava correndo forte, pedalando forte e nadando forte. Parecia mágica! Todo meu corpo estava mais forte e meu cardio maravilhoso.
Iniciava, executava e terminava meus treinos super bem. A carga de treinos super bem distribuída. A tal mágica do 1% melhor todo dia estava gerando todos os resultados que batalhei para conquistar.
Por isso, sei que preciso encaixar, o mais rápido possível, todos os meus treinos na agenda. Já incluí a natação na 4ª semana de treinamento para Maratona e contei neste post e agora preciso incluir o Pedal.
Ajustes e dificuldades da semana: Sono e os treinos da madrugada
As pessoas que não estão no meio do Triathlon, nos acham loucos por acordar às 3:30 da madrugada para começar a pedalar às 4:40. Quem não tem um pouco de loucura dentro de si que atire a primeira pedra.
Esses treinos são um “mal necessário” para quem faz triathlon. Numa cidade como o Rio de Janeiro só é possível pedalar pelas ruas, com um mínimo de segurança, neste horário. Seja pelo o fluxo de carros menor ou porque a prefeitura oferece suporte, fechando o trânsito nas APCCs (Área de Proteção ao Ciclista de Competição) e assim conseguimos pedalar com velocidade acima de 30km/h numa área protegida do trânsito cruel do Rio de Janeiro.
Resolvido a questão de segurança em partes, pois sair de madrugada para pedalar incorre em outros riscos, como assaltos por exemplo. Temos que cuidar e pensar em outras questões importantes para qualquer atleta em treinamento: O SONO DE QUALIDADE.
Esse é meu calcanhar de aquiles: “cuidar do sono” durante o treinamento. Então essas próximas semanas estou organizando minha agenda para conseguir conciliar tudo: Treinamento, rotina familiar e trabalho. Tudo isso só é possível construindo bons hábitos.
Veja a Postagem: Mães Atletas: Dicas para conciliar família e os treinos
Sigo nesta e nas próximas semanas, trabalhando na construção de bons hábitos de sono e testando as melhores alternativas para que o treinamento flua perfeitamente, sem prejudicar outras esferas da vida. Nas próximas postagens conto como as coisas estão fluindo por aqui.
Se quiser entender como construir bons hábitos, leia a série que escrevi sobre hábitos: Hábitos Poderosos parte 1: Loop do hábito
Volume de treinos na 11ª Semana de treinamento para Maratona de Porto Alegre
Modalidade | Corrida | Ciclismo | Natação | Musculação |
Previsto | 35km | 100km | 3800m | 2h |
Realizado | 26km | 30km | 1000m | 1h |
Acumulado | 384,5km | 30km | 10750m | 21h |
Planilhas de treino detalhado no Strava
- Segunda: Doei sangue (Não nadei) e foi preciso ficar de repouso por 12h
- Terça: 600mx400m (4’50 e 5’00) + subida + Musculação na BIOs –
- Quarta: Descanso
- Quinta:800×200 (4’50 a 5’00) + subidas Não malhei
- Sexta: Pedal Orla – Retorno + Natação Julio Delamare
- Sábado: Descanso
- Domingo: Subida até a Vista Chinesa
Planejamento não pode faltar. É preciso equilíbrio, foco e determinação. Família, amigos com os mesmos objetivos também ajudam muito a nos manter motivados em cada treino. Por isso sempre digo: Encontre a sua tribo, mesmo que seja um grupo de duas pessoas, se vocês seguirem em busca do mesmo propósito a força de um inspira o outro e vice-versa!
Atualizei minha planilha com detalhes de todos os meus treinos deste ciclo. Só com planejamento podemos avaliar onde estamos e onde queremos chegar. Planejamento é poder!
Conheça também o Planner Organizador de Treinos que utilizo semanalmente, clique aqui. Vou deixar também o link aqui o meu Planner Organizador da alimentação caso tenha interesse em adquirir e utilizar.
Sigo na minha luta diária. Se quiser acompanhar minha rotina de treinos para minha primeira maratona, semana a semana, acesse meu ciclo de treinos para a Maratona de Porto Alegre 2024. Você vai encontrar muitas dicas e todos os desafios estarão lá.
Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita sou @alineqcorre no facebook e @alineqcorre no instagram, mas nem sempre fui Aline que corre, sou mãe, esposa, trabalhadora e se quiser saber mais como sair do sedentarismo para seguir a rotina de uma triatleta, clique aqui.
Até! Simbora que vem mais uma semana de treinos por aí.