• Autor do post:
Olá, amigos e amigas atletas amadores! Esta semana, embora tenha perdido o ritmo de postagem, trago novidades sobre a minha jornada rumo à primeira maratona.

Decisão sobre a Cirurgia: Decidi adiar a cirurgia! Os planos de uma futura maratonista, quando bem fundamentados e apoiados por profissionais, resultam em sucesso. Continuarei com meus treinos, fortalecendo o corpo e lidando com o desconforto. Espero estar plenamente recuperada até a Maratona de Porto Alegre, quando reavaliarei a necessidade do procedimento cirurgico no tubérculo dos fibulares.

Na 15ª semana de treinamento contei tudo sobre a consulta com o ortopedista, sobre o diagnóstico de hipertrofia do tubérculo lateral do calcâneo (tubérculo dos fibulares) e todas as alternativas que o ortopedista me recomendou. Diante destas alternativas me sinto segura para decidir não operar agora e seguir com meu treinamento.

Neste post vou seguir contando sobre outras dificuldades e aventuras que assolam meu ciclo de treinamento para maratona e sobre uma água milagrosa que está aliviando bastante as dores no meu tornozelo.

Planos de uma futura maratonista: Imprevistos e Realizações

Esta semana foi uma maratona em si mesma: entre ajustar a planilha de treinos do técnico e conciliar as responsabilidades de mãe, esposa e profissional autônoma, o tempo foi um quebra-cabeça. Mas no fim das contas, nós mães, encontramos sempre maneiras de simplificar a complexidade da rotina.

Tenho uma viagem marcada na semana que vem para ver meu filho Alexandre. Ele está morando no Paraná (jogando no Time Coronel Futsal) e vai neste final de semana vai jogar numa competição em Santa Catarina, chamada Copa Sul. Ele está longe de casa desde Fevereiro, morando no Paraná, e sempre que temos oportunidade vamos encontrá-lo para matar a saudade.

A minha primeira maratona é algo importante na minha vida, mas tenho outras prioridades também. O tal equilibrio está sempre entrando em ação por aqui. E essa semana pré-viagem foi resumida em “Uma loucura”. Precisei deixar a casa organizada, avisos para o marido não esquecer de cuidar dos gatos, cachorro e da minha hortinha – é, eu tenho uma pequena horta em casa e confesso que tive receio de perder todas as minhas plantinhas

A bendita menstruação adiantou pra bagunçar todo meu planejamento e deixar minha semana ainda mais louca. Logo essa semana que queria dar um gás na corrida para depois pegar leve quando estivesse curtindo o filhão em Santa Catarina.

A menstruação atrapalha ou não os planos de uma futura maratonista?

Tenho 3 filhos e liguei as trompas, não uso nenhum tipo de hormônio em meu corpo. Nada de contraceptivos ou reguladores hormonais, por aqui é a natureza que manda.

Acompanho e me baseio muito no meu ciclo menstrual para intensificar meus treinos ou reduzir a intensidade. Tudo depende da fase que estou no ciclo, me favorecendo da produção hormonal natural do meu corpo de forma natural. Isso me ajuda a evitar lesões, cuidar da minha imunidade e sei exatamente quando posso pegar pesado e meu corpo vai responder bem ao estímulo. Acredite funciona muito!

No entando o período imediatamente antes de ficar menstruada e nos dois primeiros dias da menstruação tenho uma queda absurda de rendimento. Sangro demais. É bizarro! Fico inchada, cansada, dolorida e essa semana tudo ficou mais intenso, por conta da ansiedade da viagem. Mas respondendo a pergunta: Minha menstruação pode ser uma alida, mas a verdade mesmo é que eu não gosto nada de ficar menstruada. É um saco!

Tenho um planner onde controlo tudo sobre meus treinos, incluindo meu ciclo menstrual que faz super parte desta programação – Vou deixar o link aqui do Planner Organizador de Treinos que utilizo semanalmente, clique aqui. E também vou deixar o link aqui o meu Planner Organizador da alimentação  caso tenha interesse em adquirir e utilizar.

Aliado de uma futura maratonis: A “água de abacate” que vem me ajudando com dores musculares.

Pode rir! Mas vou contar. Pode até ser placebo! Mas milagre ou ciência, meu tornozelo parou de doer após começar a usar a tal água do caroço de abacate

Um dia navegando na rede social vi um vídeo sobre um remedinho caseiro para dores nas articulações. Eu não caio em qualquer cilada da internet, mas que mal faria uma solução caseira usando o caroço do abacate?

Lógico que pensei, depende da dor, depende do motivo da dor, etc e tal. Mas eu já conhecia a origem da minha dor, já sabia que não é nada grave. que podia praticar minhas atividades físicas sem medo, segundo meu médico. Então vamos tentar usar essa “água milagrosa”!

Caroço do abacate meu aliado neste ciclo para maratona: Combatendo dores musculares e nas articulações.

Compro abacate toda semana e sempre jogo o caroço fora, mas dessa vez decidi experimentar a tal receita milagrosa e testei. Passei no tornozelo dolorido pela manhã antes do treino, apos o banho depois do treino e antes de dormir a noite. Em 3 dias dei adeus as dores no tornozelo. Verdade! 

Não estou aqui para inventar histórias. Pode ser efeito placebo? Pode, mas se for, volto aqui para contar. Só sei que já tem um mês e a dor não voltou.

Pesquisei sobre o caroço de abacate e encontrei várias matérias falando sobre o benefício, inclusive no site do governo: https://www.portaldoservidor.go.gov.br/  Enfim, isso é assunto para outra postagem, vou deixar aqui a receita. Mas lembre-se: Toda dor deve ser investigada, procure sempre um médico para avaliar seu estado, nunca se apoie em receitas milagrosas, priorize um acompanhamento médico.

Receita spray de abacate para dores musculares

  • Tire a pele do caroço, pique e coloque em um pote spray com 100ml de álcool 70, deixe repousar o preparado durante pelo menos uma semana. Use este álcool para realizar massagens e fricções, por exemplo, no caso de dores articulares ou musculares. Eu usei 3 vezes ao dia durante 10 dias. Agora só uso após os treinos mais pesados para massagear o local e prevenir as dores

Meu objetivo na 16ª Semana de treinamento para Maratona:   

Foi a semana que fiquei menstruada, portanto diminuí o volume de treinos por conta do meu fluxo intenso. Nadei segunda, corri na terça, nadei na quarta, menstruei na quinta e só fui correr novamente no sábado, mas acredite foi horrível. Depois que liguei minhas trompas e parei de usar anticoncepcionais meu fluxo aumentou demais.

No início, por sangrar muito e manter o ritmo forte nos treinos, tive uma baixa de ferritina que atrapalhou demais meu rendimento nos treinos, além do esforço excessivo me gerar muita dor de cabeça e até uma certa desidratação nos dois primeiros dias de fluxo. Tudo isso se agrava muito nos dias extremamente quentes do Rio de Janeiro

Tirando essa questão do fluxo intenso. A corrida me ajudou demais na TPM, quase não tenho sintomas pré-menstruais. Depois que comecei correr raramente sentia dores de cabeça e a melhor parte, meu humor e minha saude melhoraram demais com a atividade física.

Depois que aprendi a intensificar ou reduzir meus treinos de acordo com meu ciclo menstrual, tudo se resolveu naturalmente, mas isso é assunto para outro post. E você também sofre com a menstruação? Se quiser saber mais sobre esse assunto, deixe uma mensagem nos comentarios que preparo um conteudo mais amplo sobre esse assunto.  

Vou deixar outros conteúdos que já escrevi sobre minha tendinite dos fibulares, caso queira acompanhar e saber mais um pouco.

Treino com pé inchado. Trauma ou excesso?

Qual o ponto de equilíbrio entre esporte e saúde?

Retornando às corridas após tendinite no tornozelo

Tendinite dos fibulares do Tornozelo: Quando decidi adiar minha maratona de 2023

Se quiser entender como construir bons hábitos, leia a série que escrevi sobre hábitos: Hábitos Poderosos parte 1: Loop do hábito

Volume de treinos na 16ª Semana de treinamento para Maratona de Porto Alegre

Wwe1s1vF wfU8BWZj6vx8DRR5c5r6UbSIDLJ9mOVkcACyWEMaRTYVT1lECQDg1yeKoYwWHJuIMgppGMi5Mfc2a8InjgAQHwtHzfV5Hm6zWNwFchWryaOHCp zcuTVbcOMK4S3 GJvlHgLXElXzzrvSMQLHWOHSfnFWUnvigYMcLA5maoxyJndKNLk6 uYIkGnZXWgZ9YQOnEjM7OUJe v i MZEGYBLOL7s9ulcItT29X5JV8N6pwH4jE6VmDMbpCZ5YOdCk OXkbV D0aeIhilAFrbcWWLSAe7CMNWRj7M5Heq57RnJBSF2tC19f3XWCBjmd2H VVKUBD9uVSaVENsXdvHaaU9KvNgDoEOH 90zQEShVsgkaJuidAbiib9dHsOVWZ16TnkUrCZEc Vnf3ZWBLAmio2qLcuHakegk77d
ModalidadeCorridaCiclismoNataçãoMusculação
Realizado22km 0km 3500m 1h
Acumulado491km196km 21420m 29h

Planilhas de treino detalhado no Strava

Planejamento não pode faltar. É preciso equilíbrio, foco e determinação. Família, amigos com os mesmos objetivos também ajudam muito a nos manter motivados em cada treino. Por isso sempre digo: Encontre a sua tribo, mesmo que seja um grupo de duas pessoas, se vocês seguirem em busca do mesmo propósito a força de um inspira o outro e vice-versa!

Atualizei minha planilha com detalhes de todos os meus treinos deste ciclo. Só com planejamento podemos avaliar onde estamos e onde queremos chegar. Planejamento é poder! 

Conheça também o Planner Organizador de Treinos que utilizo semanalmente, clique aqui. Vou deixar também o link aqui o meu Planner Organizador da alimentação caso tenha interesse em adquirir e utilizar.

Sigo na minha luta diária. Se quiser acompanhar minha rotina de treinos para minha primeira maratona, semana a semana, acesse meu ciclo de treinos para a Maratona de Porto Alegre 2024. Você vai encontrar muitas dicas e todos os desafios estarão lá.

Se preferir pode me adicionar em sua rede social favorita sou @alineqcorre no facebook e @alinemsnogueira no instagram, mas nem sempre fui Aline que corre, sou mãe, esposa, trabalhadora e se quiser saber mais como sair do sedentarismo para seguir a rotina de uma triatleta, clique aqui.

Até! Simbora que vem mais uma semana de treinos por aí